quinta-feira, 8 de maio de 2008

Arquivo Heráldico

Armas do Arquivo Heráldico da Ordem do Templo
Da Ordem Soberana e Militar da Ordem do Templo
(Ordo Supremus Militaris Templi Hierosolymitani)
Campo de prata carregado com a cruz da Ordem, de vermelho firmada nos flancos, brocante um templo de ouro fechado. Nos cantões do chefe e no contra-chefe livros abertos de prata, encadernados de vermelho, carregados com a cruz dupla da Ordem nas páginas. Elmo aberto de prata de frente, forrado de vermelho. Virol e paquifes de prata e vermelho. Timbre: coronel de ouro de cinco cruzes orbiculares visíveis (domínio e jurisdição), cruz orbicular da Ordem (dos Templários Portugueses) de vermelho. Bandeira Quadrada do Arquivo Heráldico da Ordem do Templo: Campo de prata carregado com a cruz da Ordem, de vermelho firmada nos flancos, brocante um templo de ouro fechado. Nos cantões do chefe e no contra-chefe livros abertos de prata, encadernados de vermelho, carregados com a cruz dupla da Ordem nas páginas. Bandeira quadrada (Estandarte) descrito como nas Armas, debruado de cordão vermelho e prata, borlas do mesmo. Mastro e acessórios de ouro.

ORDO SUPREMUS MILITARIS TEMPLI HIEROSOLIMITANI

Magnum Magisterium

Decreto Magistral da Criação do Arquivo Heráldico da Ordem do Templo

(Archivum Heraldicum Ordinis Templi)

Nós, F. de Fontes, LI Magnus Magister et Princeps Regens da Ordem, instituída por Hugo de Payens, com a plenitude dos poderes que me foram conferidos:

Determinamos a Criação do "Archivum Heraldicum Ordinis Templi" (Arquivo Heráldico da Ordem do Templo) que registará as descrições heráldicas das "ARMAS" que os Cavaleiros e Damas da Ordem usam (herdadas ou assumidas), ficando à responsabilidade e guarda do Comendador-Delegado da Ordem do Templo na Cidade de Lagoa, Algarve, Miguel Angelo Martins Boto (Rei-de-Armas) - nº 078.0358 -, incluindo-se as ARMAS criadas e registadas para as Comendadorias e outras Entidades Jurisdicionais e Territoriais da nossa Ordem.

Porto, 19 de Fevereiro de 2001 (884-81)

Assina o Grão-Mestre da OSMTH:
D. Fernando de Fontes
(Magnus Magister et Princeps Regens)

D-01/01


1 comentário:

Anónimo disse...

SALVS ET FELICITAS Ordo Supremus Militaris Templi Hierosolymitani!

1- Gostava de saber em que regras, princípios e estatutos se baseia esta Ordem?
2- Como se pode ser membro?
3- É reconhecida oficialmente esta Ordem? Por quem?
4- Como posso saber a morada da Ordem do Porto?
5- O uso de Armas, implica o envio de uma Prova Genealógica?
6- O uso de Armas Assumidas, é possível? Como se debate o I.N.P. com isto? Qual a credibilidade das Armas Assumidas?

Gostava de ser informado, se fizerem favor, sobre estas questões que coloquei. O meu endereço de e-mail é: gira.discos.vinil@gmail.com

Boa noite e muito obrigado.
Aguardo uma resposta da vossa parte.

Cumprimentos,
L.