quinta-feira, 16 de julho de 2009

Bandeira Heráldica de Luiz Mieiro (Cav)


2 comentários:

Unknown disse...

D. Miguel, antes demais permita-me Vós que lhe endereçe com assaz bonomia os meus cumprimentos.

Não tendo ainda sido nomeado Cavaleiro e talvez por isso, move-me a curiosidade em relação a este simbolo representativo de D. Luiz Mieiro.

É na verdade uma bandeira ou um estandarte?

Quero aproveitar a oportunidade para apresentar as minhas desculpas a D. Luiz por estar a utilizar o seu bom nome nesta busca de conhecimento pois não pretendo de forma alguma tisnar a sua reputação.

Semper memor pela Sua mui generosa apreciação,

Armando Moreno
armo900@gmail.com

Unknown disse...

Exmº Senhor Armando Moreno,
os meus cumprimentos e saudações heráldicas.

No seu comentário apenas aparece a dúvida se se deverá chamar ao desenho apresentado de "bandeira" ou "estandarte" em: http://osmth-ahot.blogspot.com/2009/07/bandeira-heraldica-de-luiz-mieiro-cav.html,

Na representação heráldica das autarquias (câmaras municipais, freguesias e até outras corporações) é do uso chamar-se estandarte quando as armas assentam sobre o campo, esquartelado, gironado, pleno ou até em alguns raros casos franchado (Lagos) com a forma de um quadrado (normalizado de 100 cm). As bandeiras, normalmente usadas no exterior são representadas da mesma forma que o estandarte mas de forma "alongada" utilizando a regra de 3 unidades de altura por 5 unidades de largura, que deverá "ondular" ao vento e normalmente são serigrafadas ou pintadas em materiais modestos para que possam ser flageladas pelas intempéries sem grande prejuízo.

Na representação heráldica dos individuos (desde os tempos medievais) chama-se ao estandarte (mastro com travessão, ao meio ou na tralha) de "Bandeira Quadrada" quando estes senhores tinham vários homens e armas ao seu comando. É, no entanto, um símbolo pessoal individual e não corporativo e aqui as armas do guerreiro são representadas na mais perfeita das formas do brasão: o quadrado (base de construção geométrica de toda a heráldica e dos outros formatos possíveis e regrados de qualquer brasão). Há-de reparar que eu chamo a este tipo de "estandarte" de "Bandeira Heráldica" que normalmente é tecido e construído com materiais mais nobres e ricos, por se destinar à exposição no interior.

Espero ter esclarecido a sua dúvida.

Miguel Boto